Bons bábitos...


Hoje volto à nutricionista, depois de ter ido à primeira consulta à cerca de 2 semanas. Orgulhosamente tenho menos cerca de 2 kgs, que é até mais do que eu própria achava razoável perder em tão pouco tempo... Acho que o stress também ajudou, mas a verdade é que tentei incutir novos bons hábitos alimentares, coisas simples na maioria dos casos, e os efeitos já se começam a notar. Tínhamos acordado que eu deveria perder 3,5 kgs (o que equivale a perder a flácida barriguinha que andei a acumular nos ultimos meses), e o que é certo é que já estou a meio deste caminho!
Quando eu disse que ía à consulta, a minha irmã, perita nestas coisas, respondeu-me: "não precisas de ir lá gastar dinheiro, eu digo-te tudo". E acabei por constatar que para ela a alimentação saudável não tem segredos, mas o facto de eu profissionalizar a coisa também me responsabiliza mais pelos resultados.
Não posso dizer que tenha "passado fome" durante este tempo, a verdade é que inicialmente até achava que estava a comer mais do que antes. Além disso fiz as minhas avarias... (passou-se a Páscoa e eu adoro amêndoas :-))) Mas o que é certo é que os resultados já se notam...

Algumas dicas (algumas tão simples, e que eu até já as conhecia):

  • Nunca fazer espaços superiores a 2,5 h (máximo 3 h) entre as refeições (para mim que não lanchava isto foi a verdadeira revolução, e obrigou-me a levar uma lancheira todos os dias para o trabalho);
  • Beber muita água (minimo 1,5 lts) durante o dia, de preferência fora das refeições;
  • Fazer todos os dias um pouco de exercício fisico (no meu caso vai desde as caminhadas até ao que a nutricionista recomendou - saltar à corda um minimo de 15 minutos);
  • Num almoço fora de casa, não comer sopa (ou comer apenas sopa) - isto porque as sopas de restaurante têm sempre muita batata e cenoura. Aliás, na sopa feita em casa estes dois ingredientes estão proibidos, devendo substituir-se por abóbora e courgette;
  • Em jejum, ingerir um copo de água morna; além de hidratar o organismo, activa a musculatura do intestino, melhorando o seu funcionamento;
  • Ora deixa-me pensar em mais coisas: muita fruta, muitos legumes, evitar pão, arroz e massas, nas refeições "intercalares" optar por tostas integrais ou bolacha maria, que devem ser ingeridos antes da fruta (por causa do seu açucar);
  • Café sem limitações, mas substituindo o açuçar por adoçante;
  • Beber sempre um copo de leite morno antes de dormir, porque o leite gera a sensação de bem estar, relaxamento e estimula a sensação de conforto e de sono. Além disso, a absorção de cálcio ocorre principalmente neste horário.

O principal é isto mesmo, e de facto não é nada de especial.

É um pouco estranho lidar com as rescções das pessoas (sobretudo das que nunca me viram de biquini) porque como sou alta, com roupa a barriga fica perfeitamente disfarçada. Um colega que se apercebeu passou a semana a "gozar" comigo. Isto porque (obviamente) ele precisa muito mais de fazer dieta do que eu. Mas é como diz a nutricionista, eu é que tenho que me sentir bem com o meu corpo. E além disso, foi no ultimo ano que eu comecei a engordar de forma sustentada, e será mais fácil de quebrar esta tendência já do que quando o peso a mais já chegar aos 10 kgs, não acham?

E pronto, vou-me preparar para a 2ª consulta, orgulhosa com os meus resultados!

Até sempre,

C&C

Comentários

For you disse…
Boa maninha, vais ganhar saúde, bem-estar e auto-estima!
Mary disse…
Bom... lido isto, vou retirar-me de fininho, que a minha alimentação tem sido tão má que nem ouso descrevê-la...

Postagens mais visitadas deste blog

Teoria do elástico