Medidas de poupança

Uma coisa é certa (por mais que eu odeie a palavra crise e sobretudo que ela seja utilizada como desculpa para tudo e mais alguma coisa), nos últimos anos os meus rendimentos são cada vez menores, e as despesas cada vez maiores. Claro que no nosso caso o aumento de despesas foi em boa parte decorrente de coisas boas que aconteceram (e estão a acontecer) nas nossas vidas. Por um lado a compra da casa, com o consequente aumento de prestação, por outro lado o aumento do agregado familiar. Naturalmente que agora há necessidade de fazer muito mais contas à vida e os receios aumentam de que um dia os rendimentos não permitam fazer face aos encargos.
Por isso, tivemos necessidade de ajustar alguns hábitos, e há outras coisas que vão ter que mudar daqui para a frente. Logo de inicio começamos a partilhar automóvel e a trazer o almoço para o local de trabalho. Só nestas pequenas coisas já fazemos uma boa poupança. A casa nova, curiosamente, em termos de gastos mensais (nomeadamente eletricidade e gás) até é mais económica do que o pequeno apartamento que tinhamos antes (gastamos muito menos gás, pouco mais de eletricidade e temos utilizado bastante a lareira, que graças à configuração da casa permite aquecer de forma rápida e económica a casa toda).
Estamos a tentar também reduzir o endividamento. Todos os meses fazemos uma poupança mensal para este efeito, de modo a ir fazendo amortizações aos créditos e assim reduzir as prestações.
Já de há uns tempos para trás que faço o mesmo para as despesas da minha filha. O pai transfere a pensão de alimentos, que fica numa conta que utilizo apenas para as coisas dela. Agora estou a fazer o mesmo com outro tipo de despesas, as despesas extra de maior montante, nomeadamente as coisas que ainda é necessário comprar para a casa (tipo decoração, uma TV, mobiliário para o quarto do bebé, ou para o terraço), a manutenção e seguro do carro.
Outra coisa que acho muito importante é o que chamo "reforçar a almofada". Se já era importante ter algum dinheiro de lado para fazer face a alguma despesa extraordinária que possa surgir, agora então é essencial. No nosso caso, como a familia vai crescer, estou a tentar aumentar esse valor de SOS.

Pelo meio de tudo isto, vamos tentando viver com conforto e mimando-nos de vez em quando, que nestes tempos deprimentes pelos quais passamos é mesmo absolutamente necessário. Que o diga o nosso mealheiro, no qual deixamos diáriamente as moedas mais pequenas que levamos na carteira, e cujo objetivo é fazer um jantar para experimentar mais um daqueles restaurantes de autor de que tanto gostamos.


E sugestões? O que fazem vocês para tentar aforrar alguma coisa ou reduzir despesas? Todas as ideias são bem-vindas...


Até sempre,

Cookie

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teoria do elástico