Não há duas... sem mais um polipost!

Parece comédia, mas não é...
Bom, começo por uma referência ao programa que passa na televisão, supostamente sobre futebol, e que versando sobre este tema, conseguiu a proeza de me conseguir manter atenta por mais de 5 minutos. À Liga dos Ultimos, os parabéns pelo fantástico programa sobre os cromos deste pais... e há por aí tantos... e eu bem vejo alguns!

Livros - "Nem as mulheres são tão complicadas nem os homens tão simples"
Autora: Maria Jesus Álava Reyes
Já terminei há uns dias este livro, mas ainda não tinha tido tempo para comentar. A autora é uma psicologa espanhola, com grande experiência no trabalho com casais. No decurso do livro faz referência a imensos casos praticos de casais com os quais trabalhou. Gostei da forma pragmática como os trata. Em alguns casos a conclusão do trabalho foi a separação do casal. Nem sempre é possível recuperar uma relação, e há uma coisa que é obvia, é preciso que exista vontade de ambas as partes...
Foi a este livro que fui buscar o tema do reforço positivo, que me vou esforçar por praticar, não só para mim mesma, mas também para os outros. Como é importante o reconhecimento do esforço alheio, Vem-me à memória o imenso sorriso da senhora do restaurante onde fui agora buscar o jantar, quando fiz um genuino elogio à rapidez com que fui atendida... Acho que não praticamos muito isto, e é afinal uma coisa tão simples.
Diz a autora, e subscrevo, que o primeiro passo para estarmos bem com alguém é estarmos bem com nós próprios... Como ela refere, cada um é responsável pela própria felicidade, mas ela é mais fácil de atingir num casal se este funcionar em equipa.
Achei curiosa a nota que faz sobre a maior facilidade que as crianças mais pequenas têm em enfrentar a separação dos pais. Felizmente sinto isso na minha filha, tal como acredito que se eu e o pai tivessemos feito o esforço de continuarmos juntos por mais algum tempo acabaria por ser pior para ela. Uma criança não ganha nada em conviver diariamente com uma relação desgastada e sem esperança, e não merece o peso nos ombros de ser o motivo pelo qual os pais continuam juntos.
Tinha muitos mais post-its neste livro, em frases que despertaram o meu interesse. Destaco apenas mais uma, para não me alongar muito... Mais uma vez uma coisa tão simples e quase evidente... mas por vezes dificil de colocar em prática: "o afecto gera afecto e produz bem-estar, da mesma forma que o distanciamento potencia as relações frias e faz crescer a semente da hostilidade e o isolamento".
Na verdade, sendo tão simples, é impressionante como tantas pessoas deixam a felicidade passar-lhes ao lado, por se esquecerem de colocar em prática estes princípios.

Pontuação para o livro: 4 valores...

Livros - "Filhos do abandono"
Autora: Torey Haiden

Li o livro desta terapeuta nuns 3 dias. Já é o segundo que leio dela, e gosto quer do estilo de escrita, quer da forma como aborda os temas, que na realidade derivam de experiências reais do trabalho que faz com crianças e jovens.
Neste livro fala de 3 casos que tratou, duas crianças, uma com disturbios psicológicos graves derivados de uma experiência traumatica, outra aparentemente normal, mas que não falava, e era envolvida por um estranho e perturbador contexto familiar, e ainda uma senhora de idade, com a qual foi chamada a trabalhar, porque havia praticamente deixado de falar ou pelo menos de comunicar na sequência de um AVC.
Acho que este tipo de livros me prende particularmente porque penso muitas vezes que se não tivesse escolhido a via académica que escolhi, ou por outro lado, se hoje tirasse um outro curso, seria psicologia. Gosto de observar, perceber, e se possível ajudar as pessoas. Gosto de as entender...

Pontuação para o livro: 4 valores...

Em resposta às lindas palavras

Hoje, de forma algo inesperada (porque aconteceu durante o trabalho e depois de o D me ter dito que estava cheio de coisas para fazer, e porque após o periodo de grande arrebatamento que caracteriza a fase inicial de qualquer relação, este tipo de atitudes tinham de alguma forma esmorecido) fui brindada com um lindo poema de amor. Resisto a publicá-lo, apesar de me ter sido "dado", porque sei que o objectivo era torná-lo só nosso...
Mas, querido D., nesta altura em que sinto que estamos a recuperar a magia inicial, quero dizer-te que espero corresponder a esta (e a outras) atitudes tão bonitas, em cada gesto, em cada palavra, em cada olhar... Adoro-te!

Tempo para mim = poli-posts

Há pessoas que passam a vida a dizer que gostariam de ter tempo para elas. Não sou grande partidária deste tipo de "conversa"... Mas confesso que esta noite me está a saber bem não ter que fazer. Estou a ficar bastante cansada e realmente a precisar de férias. Sinto que a minha filha também está assim, pelo que esta semana com ela não foi fácil. O D. teve hoje um jantar com amigos, e eu vim para minha casa. Ainda consegui estar um bocadinho com a minha filha, apesar de ela hoje ficar com o pai, o que foi simplesmente delicioso e ajuda de forma decisiva ao meu estado de espirito... E agora vou fazer o que mais me apetece... Descansar!

Até sempre,
C&C

Comentários

Mary disse…
Estou ESMAGADA com a velocidade a que devoras livros! Vou seguir o teu exemplo e esforçar-me ainda mais para manter a leitura em dia!

Vou fazer uma selecção para as férias - como se tivesse um minuto para ler seja o que for :-)

Bjs igualmente cansados... e a precisar de praia!

Postagens mais visitadas deste blog

Teoria do elástico